REFLEXÃO EM DESTAQUE - Lívia Pereira de Souza

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".
Augusto Cury

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil para o eixo Artes Visuais

Atividades de Artes Visuais

Dicas:

1ª parte (Equipe)

1. Meros passatempos - levar massa de modelar para a equipe.

2. Conotação decorativa – levar cartolina e pedir para que façam um desenho em homenagem ao Dia das Mães

3. Reforço de alguns conteúdos – Levar imagem mimeografada para que a equipe pinte como quiser.

4. Livre expressão ≠ de deixar fazer – Entregar uma folha de papel ofício e pedir para que façam o que quiserem.

2ª parte (Meg)

  1. Passar vídeo de 3 min. (RCN)

3ª parte – Bloco: Fazer artístico (Lívia) 0 a 3 anos

  1. Fazer desenho mágico: papel ofício, lápis de cera branco e tinta guache
  2. Textura, forma e cor: colagem de areia colorida em quadrados, triângulos e círculos.
  3. Desenho livre branco no preto: giz de cera branco e papel cartão ou bolinha de sabão (canudo, detergente com anelina) molhar o canudo assoprar.
  4. Arte tridimensional – levar canudos, objetos que tenha volume para colagem.

4ª parte: Bloco: Fazer artístico (Indiara) 4 e 5 anos

  1. Fazer desenhos a partir de linhas, pontos, formas.
  2. Fazer colagens com tecidos, embalagens, (papelão) da região.
  3. Fazer um desenho pequeno no papel ofício e depois fazer este mesmo desenho na cartolina (em esca maior).
  4. Fazer desenho a partir de outro proposto pelo professor ou fazer desenhos do próprio corpo.

5ª parte: Bloco: Apreciação em Artes Visuais (Michele)

0 a 3 anos

  1. Levar imagens regionais diversas para que as crianças analisem como quiserem as imagens. O professor deve acolher e socializar a fala da criança. (todas as equipes vão analisar)

5ª parte: Bloco: Apreciação em Artes Visuais (Michele)

4 e 5 anos

  1. Pedir para que as equipes analisem as imagens e fazer perguntas (O que você mais gostou?, Como o artista conseguiu estas cores?, Que instrumentos e meios ele usou?, O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?)
  2. Oferecer dados da vida do autor, suas obras e outras características.
  3. Levar figuras conhecidas pelas crianças que são vistas em filmes, desenhos e pedir para elas analisarem.
  4. Fazer dramatizações a partir dos desenhos conhecidos ou dos feitos pelo próprio aluno.
  5. Expor as obras das equipes para que todos vejam (levar papel metro para colar as imagens)

6ª parte: Orientações Gerais para o Professor (Simone)

  1. Organização do tempo: Redimensionar as atividades propostas.

- Atividades permanentes: Ocorre regularmente, rotina das crianças. Garantir um tempo para que a criança para que a criança possa desenhar diariamente sem a intervenção do professor.

- Seqüências de atividades: Série planejada e orientada de tarefas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São seqüências que podem fornecer desafios. Ex: Se o objetivo é fazer com que as crianças avancem em relação ao desenho da figura humana, pode planejar várias etapas de trabalhos complementares como: jogos de percepção e observação de seu corpo e do colega; desenhar a partir de um desenho colocado no papel com uma parte do corpo; etc

- Projetos: O projeto parte de um tema proposto pela criança podendo ter a culminância através da construção de um cenário para brincar ou de uma maquete, etc.

2. Organização do espaço: Os locais devem favorecer o andar, o correr, o brincar dando o máximo de autonomia para usos dos materiais. Fazer cantos: de brinquedo, de artes visuais, de leitura. Organizar ateliês, lugar de secagem, etc.

3. Os recursos materiais: diversidade de materiais:

· De uso corrente: lápis preto, lápis de cor, giz de cera, carvão, pincéis, papéis, tecido, tintas argila, massas, caixas, tesouras, etc.

· Outros materiais: canudos, esferas, conta-gotas, colheres, cotonetes, carretilhas, carimbos, escovas, pentes, palitos, sucatas, elementos da natureza, etc.

Observação, registro e avaliação formativa

- A avaliação deve buscar o processo de cada criança, afastando julgamentos com feio ou bonito, certo ou errado.

- A observação deve ser constante.

- O registro da observação e da percepção tanto no grupo como individual fornecem parâmetros valiosos para a escolha dos conteúdos a serem avaliados.

- Em artes a avaliação deve ser processual e deve ter um caráter de análise e reflexão. Explicitando as conquistas das crianças.

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