REFLEXÃO EM DESTAQUE - Lívia Pereira de Souza

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".
Augusto Cury

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Centro de Apoio Pedagógico - CAP Unijorge


INTRODUÇÃO

Atualmente existe uma deficiência no apoio aos estudantes do curso de Pedagogia e demais licenciaturas com relação à falta de suporte pedagógico que possa conciliar a teoria com a prática, proporcionando para professores e alunos subsídios úteis na sua formação acadêmica e também na sua docência evitando o choque de realidade que normalmente encontramos, por exemplo nos planos de estágio, já que as instituições de ensino superior enfatizam em sua maioria a parte teórica do curso.

Diante dessas necessidades os alunos do 7º semestre do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado - Campus Comércio montaram um projeto que é o CAP (Centro de Apoio Pedagógico) onde professores e estudantes terão acesso a materiais de pesquisa para a construção de saberes com monitores disponíveis para auxiliar na produção de conteúdos, também poderão manipular projetos, artigos e monografias que confrontem as diferentes metodologias de ensino e reforcem ainda mais a capacitação acadêmica e também profissional, tudo isso em um ambiente com computadores, aparelhos de som, TV e DVD que são suportes importantes para os docentes já que a tecnologia está cada vez mais dentro das salas de aula.

O Centro de Apoio Pedagógico (CAP) é importante porque irá dar subsídios necessários tanto aos estudantes quanto aos professores. Além disso, será o local de trocas de conhecimento e experiências proporcionando aos participantes momentos de relaxamento e interação.

JUSTIFICATIVA

No Decreto nº 6.094 de 24 de abril de 2007, artigo 2º inciso XII aborda que é necessário “instituir programa próprio ou em regime de colaboração para formação inicial e continuada de profissionais da educação”. Assim o CAP proporcionará aos educandos materiais pedagógicos necessários ao desenvolvimento continuado, visando o aperfeiçoamento psicológico, social, cognitivo, emocional, cultural, etc.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao professor materiais de consultas para utilizar como suporte na sua prática pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar ao professor uma formação mais ampla voltada à prática;

Investigar diferentes metodologias de ensino;

Disponibilizar arquivos com atividades para alunos da educação infantil;

Facilitar a pesquisa nas diversas áreas;

Garantir ao professor apoio físico, intelectual e pedagógico.

METODOLOGIA

A estrutura do Centro de Apoio Pedagógico será dividida de acordo com as seguintes áreas:

1– Educação Infantil

Linguagem;

Matemática;

Natureza e Sociedade;

Música;

Artes;

Movimento.

2– Ensino Fundamental

Ciências;

Matemática;

Língua Portuguesa;

Geografia;

História.

3– Recursos Pedagógicos

CD’s;

Filmes;

Softwares;

Documentários;

Revistas;

Jornais.

4– Formação do Professor

Educação especial;

Monografia;

Tcc;

Saúde do Professor.

5– Literatura

Infantil;

Infanto-juvenil;

Adulto

Nenhum comentário:

Postar um comentário