REFLEXÃO EM DESTAQUE - Lívia Pereira de Souza

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".
Augusto Cury

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Reflexão sobre a importância da Pesquisa.

A pesquisa é muito importante para a formação do cidadão, pois ela proporciona a investigação, elaboração e reconstrução do conhecimento. Além disso, seu propósito não é apenas o de consultar uma informação, já que visa mudanças na cognição e nas atitudes do indivíduo.

Na perspectiva de Pedro Demo, por exemplo, a criança deve ser vista como um pesquisador que busca, elabora, argumenta e fundamenta seus materiais de pesquisa. No entanto, para que isso aconteça o educador também tem que ser um pesquisador que incentive seus alunos a buscarem informações variadas de um determinado assunto, para que depois os mesmos tenham suas opiniões definidas e embasadas.

Alguns temas trabalhados na escola como as datas comemorativas são também bastante enfatizadas pelos professores, que por sua vez se acomodam às ordens dos diretores e limitam a aprendizagem da criança. Esta situação ainda acontece, porque muitos ainda não têm fundamentação teórica para argumentar que essas datas só servem para reproduzir o consumismo acelerado.

O ato de pesquisar ainda é visto de forma errônea pelas pessoas, já que está internalizado que a pesquisa é a cópia, o argumento ou a reprodução de algo que já foi feito por outra pessoa. Por isso, o educador tem um papel importante na sociedade. Ele tanto pode mudar essa concepção quanto pode provocar seus alunos a buscarem novos conhecimentos e reconstruírem os seus conhecimentos prévios.

Por fim, a pesquisa só ocorrerá quando houver mudanças na escola, pois esta é uma das propagadoras da reprodução em massa de conceitos pré-estabelecidos pelos livros didáticos, deixando de lado a amplitude de idéias e pensamentos que nos cercam.

por Florzinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário