REFLEXÃO EM DESTAQUE - Lívia Pereira de Souza

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".
Augusto Cury

terça-feira, 5 de julho de 2011

Aprendizagem na perspectiva de Vygotsky

Na perspectiva de Vygotsky a aprendizagem é um fenômeno humano que ocorre com o processo de aquisição contínua de conhecimentos que implica em informação, habilidades, atitudes, valores, entre outros conceitos que possibilitem o desenvolvimento. A partir disso, percebe-se que há uma troca de conhecimentos, onde o homem modifica o meio e o meio modifica o homem. Sendo assim, na abordagem genética o prender possibilita o despertar de processos internos do indivíduo, ocorrendo a interdependência deste com o ambiente que está a sua volta. Um exemplo é quando uma criança vive isolada sem contatos sócio-culturais com outras pessoas, deste modo ela não passará pelo processo de aprendizagem, segundo Vygotsky. Outro ponto de vista que pode-se observar é que nessa perspectiva o sujeito para se desenvolver deve também passar pelo processo da escrita que irá levar o aprendiz a socializar-se de forma intencionada. Apesar de saber que a escrita é realmente importante e que essa relação com certeza fará o indivíduo crescer em vários aspectos, penso que até mesmo às pessoas que são consideradas “analfabetas”, mas têm certo convívio social com seu meio podem também desenvolver-se em vários aspectos, pois elas igualmente são capazes de simbolizar o mundo das suas maneiras. Isso não quer dizer que sou contra a leitura ou a escrita, apenas tenho a concepção de que o indivíduo que é capaz de compreender a realidade, mesmo que não saiba ler, do mesmo modo está passando pelo processo de assimilação e acomodação.

por Lívia Souza

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