Na perspectiva humanista a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação se relaciona com conceitos relevantes ou subsunçores, claros e disponíveis na estrutura cognitiva. Assim, os conceitos novos interagem com os já existentes, possibilitando ao indivíduo utilizar a concepção obtida na resolução de problemas que surgirão posteriormente.
Segundo Ausubel o armazenamento de informações na mente humana é altamente organizado, formando uma espécie de hierarquia conceitual, na qual elementos mais específicos de conhecimentos são ligados a conceitos, idéias e proposições, mais gerais e inclusivos. Essa organização decorre, em parte, da interação que caracteriza a aprendizagem significativa. Além disso, ela é auto-iniciada, pois mesmo quando o primeiro impulso ou estímulo vem de fora, o senso da descoberta vem de dentro. Desta forma, o aprendiz é o sujeito ativo que ao mesmo que aprende, produz sentidos e significados.
Nessa abordagem o fenômeno aprender envolve desejo, intenção e escolha que em níveis cognitivos ocorre num processo intersubjetivo, em que o sujeito cognoscente aprende consigo mesmo, com o seu meio e com as coisas que estão à sua volta, havendo mudanças na atitude e consequentemente na aprendizagem do educando.
por Lívia Souza
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