REFLEXÃO EM DESTAQUE - Lívia Pereira de Souza

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles".
Augusto Cury

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cidadania e Movimentos Sociais

A cidadania ao longo do tempo ganhou vários conceitos que foram muito importantes para o surgimento dos movimentos sociais. Com base no texto de Gohn é possível perceber que o povo vivia a mercê da elite e esta dominava a estrutura política, social, econômica e cultural, sobretudo, na Europa. Desta forma, várias reivindicações surgiram, já que, grande parte da população não tinha seus direitos estabelecidos.

No Brasil, as reivindicações tiveram início a partir de pequenos grupos que lutavam apenas por seus interesses, sendo muito difícil garantir os direitos das mulheres, negros, “crentes”, homossexuais e crianças que infelizmente por vários momentos ficaram e/ou ainda ficam à margem da sociedade.

Atualmente, encontramos vários movimentos sociais que tentam garantir o que o Estado não consegue alcançar. Dentre esses movimentos pode-se destacar o terceiro setor que é caracterizado por entidades não governamentais que tentam suprir as necessidades dos excluídos.

A igualdade e liberdade que são estabelecidas na Constituição Federal de 1988, ainda hoje não são cumpridas na íntegra, pois vemos pessoas vivendo na miséria, sem moradia, ficando à margem de uma sociedade que se diz democrática, mas que na verdade é fragmentada.

Por isso, é necessário que as ONGs trabalhem seriamente, visando sempre a formação de um cidadão crítico que seja capaz de conhecer e lutar por seus direitos que infelizmente é alijado por governantes ou pessoas que se aproveitam do preconceito para crescerem a cada dia mais.

por Lívia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário